17 de dezembro de 2010

O dia em que o Brasil foi invadido

Animação de recortes, que mostra a hipotética invasão do Brasil pelos EUA, com o objetivo de tomar posse dos recursos naturais do país. A elite das forças especiais do exército americano irá liderar a invasão. Só um país será o vencedor. Animação feita como projeto de conclusão de curso das Faculdades Integradas Barros Melo, 2006.

5 de dezembro de 2010

Educação Indígena e diferentes metodologias

Assisti esse recentemente o programa "Caminhos da Escola", Episódio 35 - Educação Indígena, e me surpreendi com a qualidade e maneira como fizeram, primeiro entrevistaram alunos de uma escola municipal no Rio de Janeiro, depois foram para uma escola indígena, no Amazonas, e mostraram a metodologia prática que eles utilizam, muito importante para fazermos a reflexão sobre práticas educativas.

Além disso, o programa também comenta sobre arte e teatro. Depois apresenta uma prática de criação de Histórias em Quadrinhos, usando elementos de livros. Segue abaixo um texto de sinopse que encontrei no site do programa, juntamente com o TV Escola, se alguém puder assistir o programa vale a pena, segue o link:

O programa "Caminhos da Escola" desembarca na Escola Tukano Ye Pa Mahsa, no Amazonas, para falar sobre Educação Indígena. A escola é um importante espaço de valorização da cultura e da identidade das comunidades indígenas.

Do Amazonas o programa vai ao Rio de Janeiro, onde a Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva recebe a atriz Guta Stresser para conversar sobre arte, teatro e escolhas profissionais.

Em Vitória, Espírito Santo, os alunos da Escola Irmã Maria Horta enfrentam a segunda etapa do Desafio e começam a dar vida aos contos de Malba Tahan com a matemática em História em Quadrinhos.

O Analfabeto Político

Bertold Brecht
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. (...)

OS MESTRES

Sociedade sem Escolas, Ivan Illich

Relata a crítica do austríaco Ivan Illich ao papel excludente do sistema educacional
feita no livro "Sociedade sem Escolas", muito influente na década de 1970. Univesp TV.